Segunda Jornada Multidisciplinária em Deficiência Visual “Hospital de la Luz” e “VISÃO 2020” trabalhando em conjunto Por um modelo de profissionalização

Nos dias 16 e 17 de maio deste ano, na Cidade do México, D.F, o “Hospital de la Luz” através do seu centro de reabilitação para cegos e deficientes visuais (CADIVI); realizou a II Jornada Multidisciplinária em Deficiência Visual.

O evento foi realizado com a colaboração com “VISÃO 2020” América Latina, dividindo cada dia de trabalho em manhãs de discussões acadêmicas complementadas por tardes com diversas mesas de diálogo em que eram compartilhadas as alternativas existentes atualmente para a atenção clínica e inclusão social do paciente com deficiência visual.

A participação em mesas multidisciplinárias de expositores de alto renome profissional e acadêmico tanto do México como da América Latina foi perfeitamente complementada pelas mesas de diálogo. Além disso, houve uma feira alternativa em que foi exposta uma mostra de pintura da artista Shino Watabe Takemoto e na que também exibiram diversos materiais que facilitam a vida cotidiana, escolar e laboral de crianças e adultos com baixa visão ou cegueira.

Médicos oftalmologistas, Psicólogos, Optometristas, Profissionais em Educação Especial e sociedade civil se reuniram nestas jornadas com um objetivo em comum: ampliar seus conhecimentos sobre a atenção integral ao paciente com deficiência visual.

O evento contou com 148 participantes provenientes de diversas instituições hospitalares e educativas. Além disso, aproveitaram para comemorar o décimo aniversário do centro de reabilitação CADIVI que, em homenagem ao tempo de trabalho ininterrupto, lançou à venda 2 manuais de apoio a familiares de crianças e adultos com deficiência visual.

Nos manuais é possível encontrar a experiência obtida nestes 10 anos no que diz respeito ao modo de atenção no momento de impacto, em que o paciente e sua família descobrem a existência de uma deficiência visual, que é explicada em linguagem acessível, e o modelo de reabilitação que será mais conveniente para a integração do paciente a vida cotidiana.

Desta forma, “VISÃO 2020” e o “Hospital de la Luz” iniciam no México uma aliança que, esperamos, desenvolva um plano de atualização e acompanhamento para aqueles que estejam interessados em aprofundar o tema da baixa visão.

Anúncios